Mirim

28 de abril de 1856

Capela Santa Ana

Terço dos Homens: Terça-feira - 20h

Iniciação: Sábado - 09h30 - "Filhinha"
Eucaristia: Sábado - 15h - Isabel e Junior
Intermediária 1: Sábado - 15h - Thaise, Carlos e Eduarda
Intermediária 2: Domingo - 10h - Vera
Perseverança: Sábado - 09h - Natália, Thaís e Carlos Eduardo
Crisma: Sábado - 16h - Zezinho

A Freguesia de Sant’Ana de Mirim foi fundada por pessoas que vieram do Rio D’Una (perto do Riacho).

O terreno para então freguesia, foi doado por João Homem da Costa e demarcado por determinação da Câmara Municipal de Laguna em 13 de Julho de 1852.

Sendo a Vila de Mirim, uma das mais antigas de Santa Catarina, destacando-se em importância na história de nosso estado, representado também pelo seu povo, uma das mais antigas comunidades de fé.

A Igreja Sant’Ana de Mirim foi criada nos idos de 1800 e elevada a categoria de Paróquia no dia 28 de Abril de 1856, pela Lei Provincial n° 413, sendo presidente da Província o Senhor João José Coutinho.

A inauguração da Matriz aconteceu nos dias 28, 29, 30 e 31 de Dezembro de 1932 e 1° de Janeiro de 1933, com a presença de S. Excia. D. Joaquim Domingues de Oliveira, D.D. Arcebispo Metropolitano, especialmente convidado para esse fim.

Até 15 de novembro de 1956, a sede do município de Imbituba pertencia a Paróquia de Mirim, cujo vigário era o Padre Paulo Hobold.

A herança cultural deixada pelos nossos antepassados, dadas as suas origens, apresenta valores que marcam culturalmente nossa comunidade. É de extrema importância conhecer e retornarmos esses valores culturais marca muito forte e inconfundível das comunidades do litoral de Santa Catarina.

É bom conhecermos nossas raízes, nossos costumes e nossas tradições.

Veremos Mirim e sua cultura nos dias de hoje e nos tempos passados: Folclore, Arquitetura, Artesanato, Gastronomia, Religiosidade, Literatura Popular, Jogos e Brinquedos, Documentos, Meios de Transporte e sua Produção.

Mirim com sua cultura popular tem marca forte que deve ser valorizada e respeitada. Porque um povo sem cultura é um povo sem marca, sem raízes, sem origem e sem identidade.

Atualmente a comunidade cultiva a tradição: Corpus Christi, O Encanto Coral, e a tradicional festa da Padroeira Sant’Ana e Divino Espírito Santo com a Cantoria Petitória da Bandeira do Divino.