Matriz

E-mail: contato@paroquiaimbituba.com.br
Facebook: www.facebook.com/paroquiadeimbituba
Site: www.paroquiaimbituba.com.br

Missas: 1º Sexta-feira - 19h / Domingo - 08h e 19h30 (20h durante o horário de verão)
Missa dos Comerciários: Quarta-feira - 12h
Missa da Saúde: Quinta-feira - 15h
Adoração ao Santíssimo: Sexta-feira - 18h
Terço dos Homens: Quinta-feira - 20h

Iniciação: Terça-feira - 09h - Rosimar / Quinta-feira - 14h - Eliane
Eucaristia: Quarta-feira - 09h - Márcia / Quinta-feira - 14h - Maria José
Intermediária: Quarta-feira - 14h - Irma
Perseverança: Terça-feira - 14h - Ivonete
Crisma: Quinta-feira - 14h - Zuleica

A Matriz de Imbituba é a sede da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Sua história começa no longínquo 1878, quando um navio inglês, carregado de material para a estrada de ferro Dona Tereza Cristina, naufragou nas praias de Imbituba. Seu comandante, um irlandês muito católico, vendo-se salvo, doou ao povo uma belíssima imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Era vigário da paróquia de Mirim, o Pe. Pedro Gonçalves Teixeira Lopes, filho de Vila Nova.

Como não existia Igreja, a imagem ficou sob os cuidados de um tal Capitão Caldeira. Posteriormente a imagem da Virgem Maria ficou sob a guarda do português, Joaquim Galindro até o ano de 1898, quando foi construída a primeira capela. No dia 26/06/1898 foi feito o “benzimento” da pedra fundamental do primeiro templo de Imbituba na atual Capelinha da Praia.

O grande Henrique Lage dá início às obras do grande porto de Imbituba. A população de Imbituba já era grande. Havia necessidade de se erguer um templo maior. O então vigário de Mirim, Pe. Paulo Hobold, dá início ás obras da nova Igreja. No dia 14/03/42 foi lançada a pedra fundamental. A construção deu-se de 1946 à 1954 quando foi inaugurada com recursos da comunidade Paroquial e colaboração da Cia Docas de Imbituba.

A Igreja de Imbituba é de uma beleza arquitetônica admirável. Seu estilo é um tardio colonial, clássico e perfeito. O altar-mor é um perfeito gótico. Esse altar foi doação da família Catão. Pertencia a uma igreja no Rio de Janeiro. Ia ser destruído, mas foi salvo. Ele é todo em mármore branco de Carrara. Encimava o altar a imagem da Imaculada Conceição, do capitão Irlandês, talhada em rococó, uma peça raríssima de inestimável valor estimativo e artístico. A mesma foi roubada da Igreja Matriz no ano de 1982, um verdadeiro sacrilégio.

Em 15 de novembro de 1956, foi instituída a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição tendo como o seu primeiro pároco o Pe. Dr. Itamar Luiz da Costa, filho da capela de Laranjeiras, município de Laguna. Ele era um orante fascinante, um homem raro. Pe. Itamar pontificou Imbituba até 03/04/1970, quando se preparava para dar a aula inaugural da Fundação Educacional de Tubarão e morreu fulminado por um enfarte.

Pe. Vendelino Schlickmann paroquiou Imbituba de 19/04/70 à 09/07/78.

Pe. Sidnei Vitali paroquiou Imbituba de 16/07/1978 até final de 1987. Com a saída do Pe. Sidnei, num breve período de 2 anos passaram os padres Domingos Dorigon (4 meses), Egidio Schmoeller (8 meses)

Pe. Silvestre Koepp que assume a Paróquia em 1989 tendo como seu vigário paroquial o colega Pe. Samiro Meurer, que por sua vez é investido no cargo no ano seguinte. Na seqüencia trabalharam entre nós os padres: Pe. Vanderlei da Rosa, Pe. José Lino Buss, Pe. Valmor Della Giustina, Padre Carlos Vecki, Pe. Domingos Nandi, Pe. Cirio Vandressen, Pe. Luiz Moreira, Pe. Paulo Rodrigues; Pe. Rogério Ramos; Pe. Avelino de Souza.

No dia 20/02/2005 nosso Bispo Emérito Dom Hilário Moser dá posse ao novo pároco Pe. José Eduardo Bittencourt, natural de Tubarão sucedendo Pe. Rogério Ramos. Ate 2012 estiveram auxiliando o Pe. Eduardo como vigários paroquiais os Padres Edinei Ouriques da Silva; Ademir Vandeci Borges e atualmente Marcos Herdt.

Em 2006 houve a Celebração do Cinqüentenário de Fundação da paróquia. Pe. José Eduardo com o Conselho de Pastoral Paroquial envolveu todas 16 comunidades. Foi uma festa marcante!

Em maio de 2008 a Paróquia viveu mais um momento de intensa evangelização com as Missões Capuchinhas (19/4 a 18/5) com os Freis Clovis Armani, Gilmar Gonçalves de Azevedo, Marcelo Monti Bica, Valdivino Euri Salvador, Emerson Bocalon, Volmir Luiz Warken, Eduardo Luis Canali, Ivo Zoraski, Alexandre Piva e Eudes Angelo Capellari. Tivemos missões em 1958, em 1981 e em 2008 pelo Ano Jubilar.

Em 30 de novembro de 2008, na luta pelo resgate histórico, o então pároco Pe. José Eduardo Bittencourt, inaugura o Memorial dedicado ao Pe. Itamar, com o translado dos seus restos mortais de Laranjeiras para a Igreja Matriz. Graças a esta iniciativa, foram resgatados inúmeros itens ligados a vida e obra do Pe. Itamar, além de guardar para a posteridade os seus restos mortais. Em 2010, a Igreja Matriz foi enriquecida com a pintura do presbitério. A sede da paróquia tornou-se mais bonita e busca ser sempre mais acolhedora.